O Homem e as Máquinas em exposição partilhada

Foto DB-Pedro Ramos

Ajudar à compreensão das construções e “engenhocas” do passado, revelando os métodos, materiais e processos das maiores realizações inscritas na história da engenharia. É com este propósito que o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra e o Museu PO.RO.S, em Condeixa-a-Nova, dão espaço à exposição “Mechane – Homens, Máquinas e Grandes Pedras”.
Todas as grandes civilizações – egípcios, gregos e romanos – marcam presença nesta mostra, em que os visitantes podem testemunhar o engenho dos nossos antepassados, num registo familiar e pedagógico em que todos têm lugar. Ali, nos dois espaços, são demonstrados os processos de transporte e montagem aplicados nas grandes construções, desde dólmenes a obeliscos do Egito.
Inaugurada ontem, a exposição, que conta com o apoio da Fundação Manuel António da Mota, é composta por 15 modelos de máquinas e oito dioramas, em retratos fiéis de cada época da história. A parceria entre o Exploratório e o PO.RO.S leva a que a mostra esteja repartida, estando o conteúdo mais relacionado com a presença romana enquadrado no museu de Condeixa.

 

Notícia completa na edição impressa de dia 2 de fevereiro de 2019

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.