Oliveira do Hospital: Mais de meio milhão de euros transferidos para ajuda social

DR

As áreas do apoio ao envelhecimento e às populações vítimas de calamidades são as que vão receber verbas do Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS-4G) do Município de Oliveira do Hospital.

O financiamento é de 540 mil euros, para a 3.ª idade e também para o “auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades, nomeadamente às famílias vítimas dos incêndios de outubro de 2017”.

As ações vão centrar-se nos dois eixos já referidos, promovendo o envelhecimento ativo, a autonomia das pessoas idosas e o combate à solidão e isolamento.

Desafio à “autoorganização”
Por outro lado, pretende incentivar a “autoorganização dos habitantes do território e o desenvolvimento de instrumentos facilitadores do acesso das pessoas a serviços de utilidade pública, a nível local”.

No início do CLDS, o Município de Oliveira do Hospital foi promotor e beneficiário de várias ações, ao longo da 1.ª edição, que teve como entidade executora a Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural Vale do Cobral, reconhecida pelo como “boa prática nacional”.

Agora, após um interregno, os respetivos serviços referem ser “com satisfação que a Câmara Municipal vê o concelho ser beneficiário desta nova edição”.

José Francisco Rolo, vereador do pelouro Solidariedade e Ação Social, acrescenta que,“finalmente, depois de vários esforços”, Oliveira do Hospital vê regressar – depois de seis anos de exclusão – os benefícios aos territórios dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social.

Pode consultar a notícia na edição impressa do Diário As Beiras 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.