Juízes desconvocam greve nacional marcada para sexta-feira

Posted by

FOTO DB/CARLOS JORGE MONTEIRO

A greve nacional dos juízes marcada para sexta-feira foi desconvocada pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), devido à aproximação de posições com o Ministério da Justiça sobre a revisão do Estatuto dos Magistrados Judiciais.

Em comunicado, a direção da ASJP justifica a desconvocação da greve em todas as jurisdições e instâncias com o facto de ter havido uma aproximação de posições com o Governo que “é necessário sujeitar a deliberação da assembleia geral da ASJP, convocada para sexta-feira na Casa do Juiz, em Bencanta, Coimbra.

“A ASJP está firmemente empenhada na criação das condições necessárias, junto do Governo e da Assembleia da República, para que a revisão do Estatuto dos Magistrados Judiciais seja aprovada em consenso com os juízes”, adianta a ASJP, sem adiantar precisar que avanços se registaram nas negociações com o Ministério da Justiça.

A ASJP sublinha que, por essa razão, “em sinal de boa-fé negocial”, decidiu desconvocar a greve de sexta-feira, mantendo-se, contudo, o aviso para os restantes 8 dias de greve do ano de 2019, incluindo três dias em outubro, em datas exatas a designar oportunamente.

Na assembleia geral de sexta-feira, em Coimbra, os juízes analisarão as propostas pendentes e decidirão sobre a suspensão ou continuação dos protestos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.