Quatro mil refeições – servidas à mesa dos 12 restaurantes aderentes ao Festival da Lampreia de Penacova – é o objetivo da organização para o próximo fim de semana. Trata-se da 21.ª edição consecutiva.
Aproveitando uma previsão meteorológica favorável para o período de 22 a 24 de fevereiro – com ausência de chuva e temperaturas máximas a rondar os 20ºC – a organização prepara-se para receber milhares de visitantes, apreciadores de arroz de lampreia de Penacova, “local do país onde é melhor confecionado e é mais saboroso”, refere o presidente da autarquia, Humberto Oliveira.
Ontem à tarde, na apresentação do evento, o edil fez-se acompanhar de elementos da sua vereação e de Mário Fidalgo, responsável máximo da AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego. Foi esta a instituição que levou ao concurso das “7 Maravilhas” a Mesa da Bairrada ao Mondego onde, para além do leitão, também o arroz de lampreia (Carolino-IGP) figurava como iguaria de destaque.
A “maravilha” do arroz (carolino) de lampreia
É a primeira vez que o Festival da Lampreia se realiza sob a chancela das “7 Maravilhas”, uma vez que o correspondente reconhecimento nacional só ocorreu em setembro passado, na final televisiva da RTP1.
Notícia completa na edição impressa do Diário As Beiras