Debater e formar uma opinião na sessão distrital do Parlamento dos Jovens

DB-Pedro Ramos

“Falar cara a cara com os colegas”, “deixar de lado o telemóvel”, “discutir e ter ideias, ter uma opinião, isso é que é importante”, defende Cristina Oliveira. A Delegada Regional da Educação do Centro interveio na abertura da sessão distrital do Parlamento dos Jovens que decorreu ontem em Soure.

Cristina Oliveira destacou que estas são competências que o mundo do trabalho vai exigir aos estudantes.

Este concelho foi o escolhido para receber a sessão deste ano devido a uma lógica rotativa, explicou Cristina Oliveira ao DIÁRIO AS BEIRAS. O objetivo é que a iniciativa passe pelos vários municípios.

A sessão contou com a participação de 20 escolas do distrito de Coimbra, sendo que cada uma, representada por três elementos, apresenta a sua moção. Este ano a temática é “Alterações Climáticas: Salvar os Oceanos”. No final são aprovados os Projetos de Recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e são eleitos os deputados que vão representar o distrito na mesma.

Rita Henriques, aluna do 9.º ano da Escola Secundária Infanta Dona Maria (Coimbra, foi escolhida para presidir a esta sessão. Ao DIÁRIO AS BEIRAS, explicou que esta oportunidade “significa muito” para si. “Acho que é uma oportunidade única. É algo a que eu me dediquei” e está inclusivamente a pensar seguir Ciência Política ou Comunicação Social.

Partilha com os jovens
O deputado à Assembleia da República João Gouveia, que foi presidente do município de Soure ao longo de duas décadas, participou na abertura da sessão e respondeu a perguntas dos alunos presentes.

Este explicou que a iniciativa pretende “aproximar o parlamento da unidade educativa” e concretiza a preocupação do parlamento de “afirmá-lo como espaço de reflexão e partilha com os jovens”.

O presidente da Câmara de Soure, Mário Jorge Nunes, refere que “para nós todas as iniciativas em Soure são importantes” e ainda mais quando é de relevância distrital. Considerou que é uma temática importante nos dias de hoje.

Notícia na edição impressa do Diário As Beiras

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.