CHUC substitui chuveiros para prevenir legionella

Posted by

DR

O Hospital Psiquiátrico Sobral Cid foi, ontem, alvo de uma operação de desinfeção do sistema de canalização de águas com a substituição das cabeças dos chuveiros. Em causa, uma iniciativa de caráter preventivo para evitar problemas com a bactéria da legionella.

A operação de ontem incidiu em dois pontos específicos do Sobral Cid, explicou ao DIÁRIO AS BEIRAS Cláudia Nazaré, coordenadora do grupo local do PPCIRA – Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

O objetivo, adiantou a responsável, é dar cumprimento ao Plano de Prevenção e Controlo da Legionella do CHUC. De resto, só na semana que agora finda foram efetuadas operações semelhantes em sete pontos distintos de três outras unidades – Hospital dos Covões, Pedriático e HUC.

Quanto às duas maternidades, cujas canalizações e instalações sanitárias e de climatização, também estão a ser monitorizadas, Cláudia Nazaré admite que possa também vir a ser necessário promover ação similar.

Na base desta intervenção está a deteção de material genético da família da bactéria da legionella, na sequência de testes de controlo com recurso a técnicas de biologia molecular.

Notícia completa na edição impressa de fim de semana do Diário As Beiras 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.