Câmara manda pagar 1% do IMI às freguesias

Posted by

FOTO DR

Manuel Machado autorizou, na passada semana, o processamento do pagamento de cerca de 270 mil euros a distribuir equitativamente pelas 18 Freguesias e Uniões de Freguesias do concelho. A verba, de acordo com nota enviada pelo município, resulta do um por cento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) liquidado e cobrado pela autarquia em 2018.
Recorde-se que, nas Grandes Opções do Plano (GOP) para 2019, a câmara de Coimbra prevê que o apoio global a transferir para as freguesias, no âmbito dos Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências e dos Acordos de Execução, seja superior a quatro milhões de euros.
Nesta nota, é dito ainda que as medidas de apoio às freguesias têm vindo a ser reforçadas pelos executivos municipais liderados por Manuel Machado, para que estas disponham de recursos financeiros necessários para procederem à realização de investimentos da sua esfera de competências ou que pretendam valorizar a freguesia. Em 2015 e 2016, por exemplo, o apoio global foi de cerca de 2,7 milhões de euros, em 2017 foi superior a 3,03 milhões de euros, e em 2018 foi superior a 3,06 milhões de euros.
Para o presente ano, o executivo municipal aprovou a redução da taxa base do IMI dos prédios urbanos para 0,30 por cento, o mínimo legal permitido.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.