BotOlympics’19 envolveu 140 jovens

Spread the love

DR

Coimbra acolheu, entre a passada quinta-feira e domingo, a maior competição de robótica da região Centro – BotOlympics’19 -, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Associação Académica de Coimbra (NEEEC/AAC) e pelo Clube de Robótica da Universidade de Coimbra.

Cerca de 140 jovens envolveram-se na iniciativa, que, nos primeiros três dias, decorreu no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), sendo que o último dia teve lugar, pelo segundo ano consecutivo, na praça central do Alma Shopping.

Já na sua 5.ª edição, a prova dividiu-se em três categorias, segmentada entre a prova SPC para alunos do 3.º ciclo, a prova Bot’n Roll destinada a alunos do ensino secundário e a prova FCTUC para alunos do ensino superior, num total de 30 equipas.

“Ter 140 participantes não é tarefa fácil, mas, no entanto, foi superado com sucesso. Fiquei perplexo com o facto de os participantes da prova SPC, apesar de ainda novinhos, serem capazes de programar os robots de forma a completar os objetivos propostos”, afirmou João Bento, coordenador do BotOlympics’19.

Na prova SPC, a equipa CRFreixo, do Agrupamento de Escolas de Freixo, conquistou o 1º lugar, enquanto na prova Bot’n Roll, a equipa PRODE, da Escola Secundária Avelar Brotero foi a vencedora
Na prova FCTUC, o 1.º lugar foi atribuído à equipa BOT’o recurso, constituída por alunos de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC.

“Estas competições são muito importantes… Permitem que um enriquecimento multidisciplinar, que completa aquele que é dado em contexto curricular e de sala de aula. Foi uma participação muito proveitosa”, explicou João Sá, professor da Avelar Brotero que acompanhou a equipa vencedora da categoria do ensino secundário, composta por José Lopes, Samuel Carinhas, Joaquim Milheiro e Tiago Dias.

Notícia na edição impressa do Diário As Beiras 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.