Amílcar Falcão é o novo reitor da Universidade de Coimbra – Atualizada

Posted by

O Conselho Geral da Universidade de Coimbra elegeu esta tarde Amílcar Falcão como novo reitor da instituição. Amílcar Falcão obteve 17 votos na 1.ª volta da eleição, contra 12 de Ernesto Costa e cinco de José Pedro Paiva. Duília de Mello não teve qualquer voto nesta eleição.

Na 2.ª volta, Amílcar Falcão obteve a maioria absoluta, com 19  votos contra 15 de Ernesto Costa.

De 54 anos e natural da Nazaré, Amílcar Falcão é doutor em Farmácia pela Universidade de Coimbra. Vice-reitor nos últimos dois mandatos reitorais (2011-2015 e 2015-2019) e diretor do Instituto de Investigação Interdisciplinar desde 2013, o professor catedrático da Faculdade de Farmácia da UC venceu a eleição para o mandato 2019-2023 com um programa de ação intitulado “Citius, Altius, Fortius” (inspirado no lema olímpico “mais alto, mais forte, mais longe”).

No seu plano de ação de 76 páginas, o atual vice-reitor propõe uma estratégia assente no ensino, na investigação e nos desafios societais, considerando a internacionalização um quarto pilar que interseta todos os outros.

O candidato defende que se repense o Processo de Bolonha e se racionalize a oferta pedagógica, propõe a criação de um Observatório das Atividades Pedagógicas e de uma Iniciativa para a Inovação e Melhoria da Aprendizagem e quer melhorar as condições dos estudantes de doutoramento por forma a diminuir a taxa de 50% de desistência no 3.º ciclo.

Entre outras propostas, o candidato propõe a diversificação de fontes de financiamento, a aposta em candidaturas interdisciplinares a projetos de investigação, a criação da figura do Provedor do Investigador, o reforço da presença da UC nas redes internacionais de investigação, uma melhoria na comunicação e projeção da marca da instituição, requalificar o edificado existente, rever as condições da aplicação da propina ao Estudante Internacional, repensar o modelo de ensino à distância, potenciar o eixo Viseu-Coimbra-Leiria e criar um Observatório para as Políticas Públicas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.