Académica: Pólvora junto da baliza tem sido curta

Posted by

DB-Pedro Ramos

A subida de forma dos estudantes (sete vitórias nos últimos dez jogos) sedimentou a formação de Coimbra no top5 da 2.ª Liga ( 5.º lugar com 37 pontos), quando faltam disputar 12 jornadas para o término da prova.

A diferença para os lugares de subida ainda é considerável, o líder Paços de Ferreira está a 12 pontos e o 2.º classificado Famalicão a sete, mas, como diz o ditado popular, “as contas só se fazem no fim”. A título de exemplo, em 2017/2018, o Santa Clara, que subiu no 2.º lugar, provou que é possível recuperar de uma desvantagem semelhante.

Após a 22.ª jornada, os açorianos estavam a sete pontos do primeiro lugar de subida ocupado… pela Académica (2.ª classificada). Na jornada seguinte, a 23.ª, a equipa de Carlos Pinto venceu em Coimbra, 1-0, a Briosa de Ricardo Soares e embalou rumo à 1.ª Liga.

Margem curta nos triunfos
O conjunto de João Alves é o 3.º com mais vitórias na atual edição da 2.ª Liga (11, as mesmas de Estoril e Benfica B), mas sete desses triunfos foram pela margem mínima, cinco deles por 1-0. O líder, Paços de Ferreira, é a formação com mais vitórias, 16, tendo triunfado dez vezes por um golo de diferença.

A formação de João Alves só em quatro ocasiões conseguiu bater o seu oponente por mais de um golo: Farense (2- 0, na 5.ª jornada, ainda com Carlos Pinto); Arouca (2-0, na 10.ª jornada); Varzim (2-0 na 17.ª jornada) e Cova da Piedade, naquele que foi o triunfo mais expressivo da temporada (3-0, na 15.ª jornada).

O poder de fogo junto da baliza tem estado curto. Os estudantes detêm o ataque menos concretizador, 25 golos, entre os dez primeiros classificados da 2.ª Liga. O adversário do próximo domingo (20H00), o Estoril, tem o ataque mais letal da prova, com 33 golos (sete deles marcados à Académica na 1.ª volta). No embate no António Coimbra da Mota, João Alves terá que criar um nova linha atacante diferente. Hugo Almeida e Toro, ambos com sete golos marcados (o hondurenho marcou seis pelo Varzim), estão suspensos e Djoussé, cinco golos, continua a recuperar de problemas físicos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.