Virgínia Figueiredo: A primeira portuguesa com doutoramento em clarinete

Spread the love

FOTO DR

Cresceu às portas da cidade de Coimbra, há 39 anos e, em 2003, foi para Los Angeles estudar, graças a uma bolsa da Gulbenkian. Virgínia Costa Figueiredo, natural da Granja de Ançã (Cantanhede) foi a primeira portuguesa a obter um doutoramento em clarinete na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde reside. Agora, anda nas “bocas do mundo”, por muito boas razões: a clarinetista vai ter uma participação ativa no novo filme coproduzido pelo norte-americano Brad Pitt, “The Last Black Man in San Francisco”, que será apresentado amanhã no festival Sundance.
Ao DIÁRIO AS BEIRAS, Virgínia Costa Figueiredo diz que o seu percurso foi “bastante normal dentro do percurso português musical”: aprendeu música na Banda Filarmónica Ançanense, seguiu para o Inatel de Coimbra, para o Conservatório de Música de Coimbra e, depois, Escola Superior de Música de Lisboa.
“Em 2003 vim para a Califórnia para fazer mestrado na Universidade da Califórnia onde, em 2009, acabei o meu doutoramento em clarinete”, conta.
Atualmente, além de ser professora na Pierce College, Cerritos College e Moorpark College, está ainda envolvida num programa que leva música às zonas mais desfavorecidas de Los Angeles.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.