Roadshow revela linhas de financiamento disponíveis para projetos turísticos

Posted by

Turismo Centro de Portugal e o Turismo de Portugal iniciaram, ontem, em Coimbra, um roadshow pela região Centro que inclui visitas a empreendimentos turísticos. O objetivo é esclarecer empresas sobre a formalização de candidaturas às linhas de financiamento atualmente disponíveis.

“O Turismo Sustentável como Modelo de Desenvolvimento e de Competitividade” foi o primeiro tema a ser debatido, tendo sido sublinhada a importância da sustentabilidade ambiental na criação de vantagens competitivas e de novas soluções de financiamento.

Seguidamente, foi lançado o mote “Iniciativas de Promoção da Coesão Territorial para um Desenvolvimento Sustentável”, painel em que se debateu a importância da promoção e do financiamento de iniciativas promotoras de processos de coesão e desenvolvimento territorial.

No último tema, “Inovação, Empreendedorismo e Competitividade” foi debatida a importância da inovação e do empreendedorismo nos negócios turísticos e soluções de financiamento.

O caso da Rede das Aldeias Históricas
À margem da sessão, foi divulgada a “Declaração sobre Destinos Culturais Sustentáveis Sem Fronteiras”, produzida pela rede Aldeias Históricas de Portugal e pelo Instituto de Turismo Responsável, que defende que a sustentabilidade tem de ser o pilar de destinos turísticos alternativos.

O documento reúne as conclusões da cimeira internacional “Destinos Culturais Sustentáveis Sem Fronteiras” e defende a sustentabilidade em destinos turísticos não massificados, como é o caso da rede das Aldeias Históricas de Portugal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.