Opinião: Uma salva de palmas

Posted by

Cem Soldos, uma aldeia perto de Tomar, recebe de há alguns anos a esta parte um festival de contornos inéditos. A aldeia envolve-se, coopera, recebe e abre-se a todos os que pretendem usufruir de uma experiência diferente, que vai muito para além da música. Perante o sucesso alcançado, ano após ano, o número de festivaleiros atingiu em 2018 um valor que a organização considerou excessivo. E, de forma a preservar um dos seus maiores valores – assegurar o conforto do público e da aldeia – , anunciou, com 9 meses de antecedência, a redução da lotação do evento para 35 mil pessoas.

Por cá, o festival “Sunset” tem a ambição de fazer crescer consideravelmente o número de festivaleiros para 2019, proporcionando uma experiência mais variada e abrangente. Nada contra. Trata-se de um evento cujo promotor se encontra essencialmente focado no lucro, e deve ser tratado como tal. Ao executivo, na qualidade de coorganizador, caberá a função de, ao acompanhar este crescimento, assegurar a sua sustentabilidade junto da comunidade que representa. Estamos a falar, acima de tudo, de segurança, ordem e limpeza.
O primeiro passo foi tornado público esta semana. No site do evento é possível ler-se: “Este ano será fomentada uma campanha inédita em conjunto com as entidades oficiais. O nosso sonho é uma praia limpa. Todas as bebidas serão servidas em copos recicláveis”. Anexo um forte aplauso a este avanço civilizacional. Na sequência de maus exemplos passados e respetivas denúncias, fica a garantia que os “factos que apenas pretendem criticar o executivo sem se aperceberem da gravidade do efeito que isso tem” (Mafalda Azenha, 30/7/2018) têm afinal consideráveis efeitos benéficos junto da comunidade.

One Comment

  1. Copos recicláveis são todos ! Isso por si só não vale nada. Os copos deveriam ter tara. 1 Euro. e ser retornáveis. Sem isso é praia vai continuar a ficar suja.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.