Opinião: “Ano eleitoral”

Posted by
Spread the love

Este ano que agora começa vai ser um ano de muitas eleições, com especial destaque para as legislativas de Outubro.

Como sempre acontece, emerge a discussão sobre a elaboração de listas de deputados que se vão apresentar a sufrágio. É um tema transversal a todos os partidos, no seio dos quais se discute quem nelas deve figurar e, especialmente, por indicação de quem.

Do lado das estruturas locais, argumenta-se normalmente a necessidade de ter representantes locais. Do lado das estruturas nacionais, costuma-se defender a descentralização e a necessidade de implantação do partido, mas chegado o ano eleitoral é comum a imposição de candidatos, algumas vezes contra a vontade das estruturas locais. Situação que é mais premente nos partidos mais pequenos que, por terem menos eleitos, torna a escolha mais difícil.

Há já alguns anos venho defendendo a criação de um modelo de primárias inclusivas, que ajude a restabelecer a confiança dos cidadãos nos partidos políticos, fomentando o seu interesse e participação política, incentivando desde logo os simpatizantes.

A estes pode ser dado o privilégio de votar nos candidatos, previamente aceites pelas estruturas locais, num sistema onde todos os que se revejam nos princípios de determinado partido devem poder votar e ser eleitos. Entre militantes e simpatizantes, os inscritos para votar em determinado círculo eleitoral, ajudarão certamente a fazer as escolhas dos partidos.

Parece-me certo que todos os partidos querem vitórias sustentáveis, estruturais e não um fôlego do momento circunstancial. E que todos estão atentos ao divórcio existente entre partidos políticos e os cidadãos.

Daí que os partidos devem revisitar as suas práticas instituídas, activamente valorizando o trabalho e competência, mais do que fidelidades amorfas e maiorias transitórias.

Exigem-se medidas corajosas e os primeiros a tomá-las podem ser líderes de uma mudança reconciliatória.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.