Nível gripal mantém-se “normal” na região Centro

O aviso da diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, chegou durante o fim de semana: a gripe pode entrar em período epidémico dentro de uma semana. Para já, na região Centro, a situação não é, ainda, motivo de grande preocupação: na semana passada e no último fim de semana, a situação foi “normal” para a época. A informação foi avançada ontem ao DIÁRIO AS BEIRAS pela Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Os hospitais e centros de saúde têm os planos de contingência de inverno ativados, mas “a gripe ainda não começou” e a afluência às urgências mantém-se normal para a época.
Aliás, os Planos de Contingência de Saúde Sazonal – Módulo Inverno estão acionados (o da ARSC, dos hospitais e dos agrupamentos de centros de saúde) desde outubro e assim vão continuar até abril.

“Estes planos têm as diversas medidas que poderão ser tomadas para fazer face às necessidades, nomeadamente o alargamento de horários dos centros de saúde ou reforço de profissionais”, adianta a mesma fonte.

De acordo com um relatório do Departamento de Saúde Pública da ARSC, até ao momento, o número de consultas por síndrome gripal na região, é baixo, estimando-se em cerca de 30 por cento do número observado na semana homóloga do ano anterior, relativamente aos cuidados de saúde primários, e em cerca de 64 por cento relativamente aos serviços de urgência hospitalar.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.