Cães em risco no abrigo da Câmara de Miranda do Corvo foram transferidos para o canil de Coimbra

Posted by
Spread the love

Os nove cães que se encontravam em condições degradantes e em risco no abrigo da Câmara de Miranda do Corvo foram transferidos temporariamente para o canil de Coimbra. A autarquia, que agradece o apoio da Câmara de Coimbra, iniciou ainda ontem obras para dotar de condições adequadas o abrigo temporário, para onde são levados os animais recolhidos pelos serviços municipais, mas a associação de proteção animal Condeixa Patudos continua preocupada com o tratamento dado aos cães, e pretende enviar o caso para a Direção Geral de Veterinária e para o Ministério Público.
A denúncia pública desta situação foi feita pela associação Condeixa Patudos, no último domingo. Elementos da associação deslocaram-se ao local, acompanhados pelo SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, GNR e Bombeiros Voluntários, após terem recebido uma queixa. E depararam-se com um abrigo feito de rede e estacas e a céu aberto, onde, no meio da geada, se acumulava o lixo. Ali estavam confinados, sem quaisquer condições, nove cães. Na altura, os animais não tinham comida e a água, colocada em baldes de tinta, estava congelada. Para agravar, alguns dos cães, que tinham sido capturados na sexta-feira, estavam, 48 horas depois, ainda presos dentro das pequenas armadilhas e privados de água e comida. Olga Ruth, presidente da associação Condeixa Patudos, afirma-se chocada com as condições em que se encontravam os cães.
A Câmara de Miranda do Corvo, que ontem emitiu um comunicado, reconhece que os cães, à guarda do município, estavam “em circunstâncias inadequadas, que o executivo desconhecia”. Acrescenta que o presidente da Câmara “ordenou a abertura de procedimento interno para apurar todas as circunstâncias e eventuais responsabilidades”. A autarquia sublinha que este “abrigo temporário era usado durante um curto período, desde a captura dos animais até ao encaminhamento, nomeadamente para adoção”, e os animais eram alimentados todos os dias. Para promover a adoção, a câmara “tem parcerias”, nomeadamente com os Bombeiros Voluntários e o Centro do Cedro.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.