Todas as escolas do IPC estão inscritas no Eco-Escolas

DB-Pedro Ramos

Todas as escolas do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) estão atualmente inscritas no Programa Eco-Escolas, revelou ontem Ana Ferreira, pró-presidente do IPC.

As declarações foram feitas na sessão de apresentação do Programa Eco-Escolas na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), dirigida à comunidade escolar da ESEC.

Esta é a primeira vez que todas as escolas se inscrevem no programa de educação ambiental dedicado às escolas desde o primeiro ciclo ao ensino superior.

Até agora, são duas as escolas galardoadas com a bandeira verde no IPC: Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra (ESTeSC) e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

Agora, o desafio é lançado às escolas para implementarem medidas que levem a mudanças efetivas de comportamento, de modo a educar a comunidade escolar e envolvente para o desenvolvimento sustentável, um dos objetivos do programa.

Algumas medidas já começaram a ser implementadas, como a colocação de um ponto de recolha de pilhas na entrada da escola. O IPC também já começou a trabalhar com os Serviços de Ação Social no sentido de remover os materiais de plástico das cantinas e bares.

Cada escola vai ter as suas prioridades e plano de ação, mas o Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental do Politécnico de Coimbra vai estar disponível para prestar apoio a todas, garante Ana Ferreira.
Sílvia Seco e António Loureiro são os dois técnicos que vão prestar este apoio e foram os responsáveis pela apresentação do projeto na ESEC. Sílvia Seco sublinha que o objetivo é chegar a todo o politécnico e coloca a hipótese de se desenvolver atividades em parceria entre as escolas.

Pode consultar a notícia completa na edição impressa desta quarta-feira, 5 de dezembro, do Diário As Beiras

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.