PSD denuncia logro de Manuel Machado

Posted by

Paulo Leitão, Nuno Freitas e Carlos Miguel Lopes

“O rei vai nu”. Para a Concelhia de Coimbra do PSD, o presidente da câmara “não tem estudo económico, técnico, operacional ou qualquer outro” para o aeroporto que prometeu e que, agora, o Governo descartou.
Em suma, foi um “logro eleitoral” de Manuel Machado, acusou ontem o líder concelhio dos social-democratas, Nuno Freitas.
Em conferência de imprensa, o PSD de Coimbra denunciou o que considera ter sido uma “estratégia demonstrativa da incompetência solitária do presidente da Câmara”.
Tudo ao invés do que aconteceu em Leiria – prosseguiu Nuno Freitas, lembrando que na câmara liderada pelo socialista Raúl Castro, e na própria Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, há trabalho “sério e competente”.
Mas Freitas não quer perder a oportunidade – aventada há mais de meio século mas só anteontem efetivamente criada, pela voz do ministro do Planeamento – de a região Centro vir a dispor de uma infraestrutura aeroportuária.
Por isso, o PSD defende que as comunidades intermunicipais (CIM) da região – Coimbra, Leiria, Viseu, Guarda e Castelo Branco – devem discutir a localização e operação de um aeroporto na região Centro.
E vai mais longe, ao definir o ano de 2020 como a meta para a abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil.
Neste contexto, Nuno Freitas quer que Coimbra reivindique contrapartidas. Desde logo, mais e melhores acessibilidades. Mas também toda uma logística empresarial a montante do futuro aeroporto regional. E, claro, também a “inclusão de Coimbra em roteiros que façam sentido, do ponto de vista económico e turístico”.
Recorde-se que, na passada segunda-feira, em Leiria, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que “a única iniciativa em estudo para instalar um aeroporto na zona Centro envolve a Base 5”, em Monte Real, da responsabilidade da Força Aérea Portuguesa.
“O logro eleitoral proposto pelo PS de Coimbra” durante a campanha das últimas autárquicas, em 2017, “é assim inteiramente desmentido pelo próprio ministro do Planeamento do Governo socialista”, realçou Nuno Freitas.

Notícia completa na edição impressa de hoje

One Comment

  1. Vamos lá ver, o PSD está a criticar o MM por este ter sido incompetente a lutar por um aeroporto em Coimbra mas defende que este seja em Leiria? Juntar as CIM da região centro para debater uma coisa que o PSD já decidiu que tem de ser em Leiria? Apesar de detestar o MM, tenho de reconhecer que ao menos faz parecer que se importa com Coimbra, já o PSD, gosta mais é de Leiria, boa viagem!!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.