Natal da Baixa promete revelar “pérolas esquecidas”

Posted by

DB-Pedro Ramos

Um concurso de fotografia intitulado “Natal na rua”, que desafia as pessoas a registarem retratos da zona histórica durante este período festivo; o Projeto Sophia, um ciclo de oficinas, visitas guiadas e concertos que pretende revelar alguns dos “patrimónios esquecidos, pérolas escondidas” da rua da Sofia; e um conjunto de showcases sob o mote “Emergentes”, que vai revelar os grupos musicais mais promissores da cidade. São estas as novidades da vasta programação natalícia que a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) está já a dinamizar nas ruas do centro histórico. Ao todo, serão quase seis dezenas de atividades, num plano de festas que procura envolver “miúdos e graúdos”.

O programa arrancou no passado dia 25 e prolongar-se-á até 7 de janeiro, incluindo animação infantil, música, visitas guiadas e workshops, por diversos locais da Baixa. A gratuitidade é transversal a todas as iniciativas, que obrigaram a um investimento global de 10 mil euros, comparticipados por parceiros – Câmara de Coimbra, Sanfil, Barreiros e Villas, Auto-Industrial, entre outras – sem os quais “não seria possível organizar nada”.

Nestas contas orçamentais somaram-se, também, os donativos de 25 euros oferecidos por cada um dos 33 comerciantes que fizeram questão de se associarem ao evento. As dificuldades de tesouraria levaram a que a APBC prescindisse do som de Natal nas ruas da Baixa, já que exigiria 50 por cento do orçamento total, ou seja, cinco mil euros.

O Colégio Espírito Santo, Colégio da Graça, Praça 8 de Maio, Largo do Paço do Conde, Largo da Portagem, e Colégio de São Pedro serão alguns dos espaços que serviram de pano de fundo das atividades.

Pode consultar a notícia completa na edição impressa desta quarta-feira, 5 de dezembro, do Diário As Beiras 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.