Governo procura investidores para transformar mosteiro em hotel

Posted by

Transformar em hotel de cinco estrelas as alas do Mosteiro do Lorvão onde funcionou, até 2012, o hospital psiquiátrico, é o objetivo do Governo, “tendo em vista a recuperação e valorização deste património cultural e histórico”.
Para isso, foi ontem à tarde apresentado no local – com a presença das secretárias de Estado da Cultura e do Turismo – o projeto REVIVE, que abre o património ao investimento privado para desenvolvimento de um projeto turístico, através da realização de concurso público. Pretende-se a transformação do património monumental “num ativo económico do país”. Foi assim que a responsável pela pasta governamental do Turismo, Ana Mendes Godinho, explicou o que o se pretende alcançar, numa apresentação que decorreu na igreja adjacente, que é património monumental e onde repousam, em túmulos de prata, as netas de D. Afonso Henriques: Santa Teresa e Santa Sancha.
Atendendo à dimensão do Mosteiro do Lorvão, cerca de três hectares do espaço edificado será colocado a concurso público, aguardando que um investidor, ou um conjunto de investidores privados, assuma o desafio de recuperar o edificado, transformando-o numa unidade hoteleira, com características de luxo, num total de 90 quartos, de forma a poder ser classificada como de cinco estrelas.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.