Conselho Fiscal substitui presidente da Comissão Eleitoral da Associação Académica de Coimbra

Posted by

FOTO DR

O Conselho Fiscal decretou hoje a substituição do presidente da Comissão Eleitoral, após terem sido apresentadas irregularidades nas eleições para a Associação Académica de Coimbra (AAC), que irão prosseguir.

Após a apresentação do recurso da Comissão Disciplinar que pediu a repetição das eleições para a AAC, o Conselho Fiscal voltou a determinar que o ato eleitoral deve prosseguir, como tinha comunicado na sexta-feira, mas decretou a substituição do presidente da Comissão Eleitoral, informou hoje, durante a noite, o presidente deste órgão da associação, Jorge Graça.

O presidente do Conselho Fiscal afirmou, na conferência de imprensa que decorreu durante a noite, que há “elementos probatórios suficientes” para colocar em causa a confiança na imparcialidade do presidente da Comissão Eleitoral, Pedro Matos Filipe.

As eleições para a liderança da AAC, que decorreram a 26 e 27 de novembro, foram suspensas antes de qualquer contagem de votos, tendo sido concluída que estava em falta uma ata inicial de apuramento do total de boletins de votos impressos, que terá sido redigida posteriormente pela Comissão Eleitoral.

Face ao recurso da Comissão Disciplinar, que defendia a impugnação do ato eleitoral e a sua repetição, o Conselho Fiscal considerou que aquele órgão tinha “uma postura demasiado inflexível”, mantendo a decisão de proceder à contagem quantitativa dos votos.

Durante a tarde de hoje, vão ser contados todos os boletins de votos sem se verificar a percentagem de votos em cada uma das listas, processo que determinará se as eleições vão ser repetidas ou não.

Mais informações na edição impressa de amanhã (6 de dezembro)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.