Atletismo: Coimbra a bater recordes de praticantes

FPA

A Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC) foi distinguida, no último sábado, pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) por ter batido o recorde de inscritos na passada temporada.

A ADAC foi, assim, uma das associações distritais a receber “Certificados de Reconhecimento” da FPA.

Na época passada, Coimbra teve 1.036 inscritos, o que faz desta associação “a 6.ª maior em Portugal” explicou, ao DIÁRIO AS BEIRAS, David Soares, presidente da ADAC. “Todos os anos temos vindo a crescer e fomos das associações, em termos percentuais, que mais cresceram no ano passado. Há sete anos atrás estávamos em 13.º a nível nacional, por isso é notável”, refere o dirigente.

O crescimento deve-se muito ao acolhimento do trail no seio da federação, que se deu em 2015 e, na ADAC, representa “entre 400 e 450 atletas que só praticam trail”. Mas, “há muita gente do trail que pratica estrada, corta-mato, etc.”, diz David Soares.

No entanto, o dirigente destaca uma notícia recente como uma esperança para o atletismo de pista em Coimbra. “Este anúncio, que esperamos que se concretize entre os próximos meses de maio e agosto [da requalificação da pista do Estádio Cidade de Coimbra] vai, com certeza, trazer mais gente e gente nova para o atletismo”, diz.

“O atletismo tem de se fazer é com gente mais nova e estamos convencidos que vamos conseguir, com esta mais-valia, conseguir mais formação. Note-se que os nossos clubes estão há 20 anos a fazer a sua competição fora de Coimbra, nos distritos de Aveiro e Leiria”, refere ainda David Soares.

Dois certificados de bronze
Para além da própria ADAC, também houve dois clubes de Coimbra distinguidos com o certificado de bronze, que atesta a inscrição de entre 75 a 99 atletas. Foram eles o CluVe – Clube de Veteranos de Atletismo de Coimbra, e a Escola de Atletismo de Coimbra, ambos com 92 atletas filiados.

Pode consultar a notícia completa na edição impressa desta quarta-feira, 5 de dezembro, do Diário As Beiras 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.