ASAE vai controlar as refeições escolares em Soure

Spread the love

Soure é o segundo município, a nível nacional, a formalizar um acordo com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) para a realização de análises às refeições servidas nas escolas do concelho. O acordo foi ontem celebrado no salão nobre da autarquia e contou com a presença do inspetor-geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar.
No entender do responsável, trata-se da segunda fase do programa “A ASAE vai à Escola” e que pretende “ser uma resposta mais qualitativa à qualidade das refeições escolares”. Pedro Portugal Gaspar referiu que já existem outras autarquias “na calha” para assinar o mesmo tipo de acordo e que prevê a “elaboração e execução de um plano de colheita de amostras de controlo das refeições fornecidas”. Ao mesmo tempo, o acordo tem incluída a “organização de ações de formação, a ministrar pela ASAE, aos técnicos do município na área da Segurança e Higiene Alimentar e a organização de sessões de esclarecimento públicas no âmbito da Segurança e Higiene Alimentar, direcionadas para a comunidade educativa, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Soure e com a ASAE”.
“Pretendemos ter a ASAE do nosso lado, a montante, para ajudar os nossos técnicos municipais que já fazem este trabalho há três anos”, disse o presidente da câmara, Mário Jorge Nunes. Apesar da importância deste acordo, o autarca reconhece que as IPSS dão garantias de qualidade na confeção das refeições, mas “ao terem este acompanhamento da ASAE, irão também precaver-se, dar mais formação aos seus funcionários e mais exigentes em termos técnicos e materiais”.

 

Toda a informação na edição impressa do DIÁRIO AS BEIRAS de hoje, 18 de dezembro

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.