Opinião – Vila Real. Alfobre de personagens ilustres ligadas a Coimbra

Posted by
Spread the love

1. Calcorreando Vila Real à procura de Coimbra

Mais tarde, depois de termos calcorreado ruas e ruelas, visitado alguns dos seus monumentos fomos cair na Pastelaria Gomes na Praça Carvalho Araújo. É incrível! Por onde passamos, com quem falamos e trocamos dois dedos de conversa dizendo donde somos e ao que vimos, vemos um sentimento e uma simpatia encantadora por Coimbra, como de resto temos constatado por todas as terras do Douro por onde passamos.

Por fim, à volta de um saboroso “Napoleão” e uma bica bem tirada, reflectimos que certamente “este sentir” é fruto das muitas centenas/ milhares de jovens de Vila Real que foram ao longo dos tempos rumando a Coimbra para tirar um Curso e voltaram a estas terras para aqui construírem a sua vida e a da terra onde nasceram.

2. Figuras ilustres de Vila Real ligadas a Coimbra

Consultando as informações recebidas, seleccionamos entre muitas dezenas de ilustres transmontanos nascidos (ou muito ligados a Vila Real), antigos estudantes de Coimbra, um punhado de figuras que nos pareceram muito interessantes e que aqui vos deixo:

António Pinto Carneiro (Vila Real.1826 ):Licenciado em Direito (UC). Por duas vezes Governador Civil de Vila Real. Fundou o jornal “O Vilarealense” que causou grande impacto na época.

António Vitorino Mota (Vila Real.1836-1890 ): Bacharel pelas Facs de Medicina, Matemática e Filosofia (UC). Médico competente e escritor afamado. Fundou em Coimbra, juntamente com Camilo C. Branco (inseparável amigo), João de Deus e outros, o prestigiado semanário literário ” O Ateneu”.

António Azevedo Castelo Branco ( 1842-1916 ):Sobrinho de C. Castelo Branco. Licenciado em Direito (UC). Pertencente à “Geração coimbrã”, com Antero de Quental. Governador Civil de Lisboa e Presidente da CML. Deputado em várias legislaturas e Ministro da Justiça.

José Azevedo Castelo Branco (Vila Real. 1852-1923 ): Sobrinho do romancista C. Castelo Branco. Licenciado em Medicina (UC). Governador civil do Funchal ( 1890 ) e de Lisboa ( 1903 ). Ministro de Portugal na China e Ministro dos Negócios Estrangeiros no último Governo da Monarquia.

Otílio Figueiredo (Vila Real.1909-88 ). Escritor, poeta, artista, político notável na sua acção cívica e cultural na sociedade transmontana. Licenciado em Medicina pela UC onde foi Presidente e ensaiador do Orfeon Académico de Coimbra

João Meneres Campos (Vila Real. 1912-88 ): poeta prestigiado, político activo viveu em Vila Real toda a sua vida. Formou-se em Direito na UC ( 1936 ) onde foi membro activo da Presença Coimbrã. Marcou uma posição de relevo literário na sua geração.

José Paulino Pereira da Rocha (Vila Real. 1936 ). Licenciado em Medicina (UC). Vasta carreira em Coimbra onde foi Director do Hospital Sobral Cid ( 1993 ) e mais tarde na Região Centro e por fim a nível nacional. Autor de 37 trabalhos nas áreas da investigação clínica e laboratorial tem uma vasta obra publicada.

3. Camilo Castelo Branco e o espírito de Coimbra

Camilo Castelo Branco ( 1825-1890 ): Um dos escritores mais prolíficos, populares e originais de toda a literatura portuguesa. Não nasceu em Vila Real, mas ali tinha sólidas origens familiares, foi criado, viveu a infância e mais tarde longos períodos na idade adulta.

Em 1848 veio para Coimbra estudar Direito (UC) onde “encaixou de imediato”, ao encontrar na boémia coimbrã o ambiente adequado ao seu espírito agitado, rebelde, crítico, ousado e intervencionista. Na Coimbra desses anos 50 do sec XIX, deixou marcas duradoiras: escreveu artigos, fundou jornais, liderou movimentos. O espírito de Coimbra ficou-lhe na alma. Nunca mais parou!

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.