Opinião: Lions de Coimbra. 55 anos ao serviço da cidade

Posted by
Spread the love

1. O Lions. 55 anos a apoiar Coimbra a nível social

O Lions Internacional é a maior ONG a nível mundial, a única com assento na ONU, com cerca de 1,5 milhões de associados. Em Portugal tem uma presença importante com mais de 100 clubes. O Lions de Coimbra é um dos maiores e mais importantes, pela sua antiguidade e número de associados, pela valia das actividades realizadas ao longo de 55 anos.

Têm passado, pelas suas fileiras, pessoas de grande valor e prestígio que têm desenvolvido uma notável acção de carácter social, aplicando o seu tempo, esforço, dádiva e influência, activa e eficaz mas discreta, em prol das classes mais desfavorecidas da cidade.

Actualmente, o Lions de Coimbra divide, generosamente, a sua acção humanitária por 5 actividades principais: 1 ) Visão 2 ) Diabetes 3 ) Pediatria oncológica 4 ) Luta contra a fome 5 ) Defesa do Ambiente.

2. Intervir a nível da cultura na resolução dos problemas da cidade

Mercê de uma reflexão aturada sobre os problemas da sociedade em geral e da cidade de Coimbra em particular, o Lions decidiu que teria de ir um pouco mais além. A sociedade está em grande transformação. A cidade está a perder terreno e protagonismo. Uma grande parte da população de Coimbra está triste, decepcionada e descrente no seu futuro.

Muitas vezes o problema principal nem sequer é o económico! É muito mais do que isso, é um problema cultural ( no seu mais alargado entendimento). Quem é o mais “pobre”, hoje em dia? Aquele que não tem dinheiro e precisa de dádivas intermitentes para sobreviver? Ou aquele que não quer, não sabe ou não pode, ser auto suficiente e autónomo, através do seu trabalho? Será mais importante dar o peixe ou ensinar a pescar?

O Lions julga que talvez possa ter uma intervenção oportuna e positiva na vida da cidade. Decidiu acrescentar ao âmbito de actuação no domínio da assistência social, o lema “Intervir”.

Intervir na cidade, não a nível politico-partidário nem religioso/sectário (o Lions não é partido político nem religioso), mas intervir a nível cultural, onde os temas da cidadania, da actuação activa na resolução dos problemas prementes da cidade, sejam uma parte da responsabilidade colectiva da população.

3. A Intervenção do Lions no Património Mundial da Humanidade

Uma das intervenções de fundo que o Lions de Coimbra realizou, com este espírito, ocorreu há 5 anos atrás, aquando da candidatura da UC a Património Mundial da Humanidade.

A acção do Lions de Coimbra foi eficaz e decisiva. Conseguiu com o apoio da rede de clubes Lions transformar a candidatura de Coimbra, duma candidatura local ou regional, numa candidatura nacional, transformando-a, dessa forma, numa candidatura vencedora, para benefício da cidade. Foi uma vitória colossal!

4. A intervenção do Lions na candidatura de Coimbra

De então para cá, o Lions de Coimbra continuou a sua acção de intervenção na cidade. Surge agora um projecto muito semelhante com o atrás referido. O apoio à candidatura de “Coimbra a Capital da Cultura 2027”.

O Lions pôs “mãos à obra” e não tem parado. Faz desse apoio uma actividade crucial. È uma questão de honra de Coimbra que está em jogo, como cidade da cultura e do conhecimento!

No passado fim de semana, o Lions de Coimbra levou a Candidatura a Lisboa, como foi divulgado. Foi informar os outros clubes Lions do País, aproveitando a comemoração dos 65 anos do lionismo em Portugal.

Coimbra, 1ª Capital de Portugal e cidade fundadora do Reino, foi visitar Lisboa, a sua irmã mais nova, dizendo-lhe do seu anseio, do desafio que tem pela frente.
Esta recebeu-a com carinho e amizade.

Foi recordado que Coimbra, sendo a “ alma mater” de Portugal, é “o berço da Língua e da Cultura portuguesa”, como a Unesco reconheceu. A sessão decorreu dentro de grande carinho e aplauso generalizado! Foi um êxito que ultrapassou todas as expectativas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.