Opinião: “Elogio da cultura”

Posted by

A Figueira é uma cidade com oferta cultural de grande qualidade. Há um pouco de tudo, desde a programação eclética do CAE (concertos, exposições, cinema, etc.) até à oferta de teatro amador e música pelas várias coletividades, entre centenas de eventos que se realizam um pouco por todo o concelho. Temos ainda uma boa biblioteca municipal, um museu que se vai renovando, e instituições privadas que dinamizam a vida cultural da cidade.
Desponta uma nova geração que mantém viva a chama cultural do concelho. Gente que quer discutir as questões do nosso tempo, sem entrar em partidarismos ou tentar retirar dividendos políticos desse seu esforço. Devemos acarinhar estes jovens, participando, reconhecendo a importância da cultura como forma de libertação individual e coletiva.
Destaco neste espaço as “5ªs de leitura” enquanto manifestação de uma forma muito particular de promover cultura, Isto porque as “5ªs de leitura” aproximam as pessoas dos livros e dos seus autores, num convívio saudável e produtivo. Note-se que esta iniciativa começou há nove anos, dinamizada pelo ex-vereador da cultura António Tavares e abraçada pelos dirigentes e funcionários da câmara.
Apesar da saída do mentor das “5ªs de leitura”, a iniciativa continua, tendo sido até apropriada pela sociedade civil. Um bom político deve orgulhar-se exatamente deste tipo de coisas, criar iniciativas e “obra” que perduram para além do mandato político e se projeta no futuro.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.