Flores mais caras por causa do mau tempo

Spread the love

FOTO DB / PEDRO RAMOS

A produção de flores, que devia ser escoada nesta altura do ano, por causa do Dia dos Finados, foi arruinada pela tempestade Leslie. Com menos flores e a mesma procura, os preços dispararam

As flores são, nesta altura do ano, a forma mais usada para prestar homenagem aos entes queridos já falecidos. Entre hoje, Dia de Todos os Santos, e amanhã, Dia dos Finados, os cemitérios enchem-se e o negócio das floristas ganha outra cor. Este ano, devido às variações do estado do tempo e à passagem da tempestade Leslie, os preços das flores dispararam e há aumentos na ordem dos 150 por cento em relação ao ano passado.

Os crisântemos são as flores mais usadas e também aquelas que sofreram maior aumento. Um molho pode chegar aos 15 euros numa loja de flores e as floristas do Mercado Municipal D. Pedro V, que os vendiam a menos de cinco euros no ano passado, estão a cobrar 10 euros.

“Estou doida com isto. Gastei mais do dobro do ano passado. Os molhos passaram de 4,5 para 10 euros”, dizia ontem Ilda Marques, 73 anos, à saída do mercado. O marido, ao lado, segurava dois enormes ramos de flores. “Gastei 57 euros! Acho que se aproveitam um bocadinho nesta altura”, lamentava a mulher que vai usar as flores para ornamentar as campas dos pais e da avó. Também Joaquim Ferreira fazia as mesmas contas. “As flores estão muito mais caras, gastei mais do dobro”, garantia.

Versão completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.