Educação ambiental pode dar prémio “Município do Ano”

DR

A notoriedade do projetoPlantar Árvores, Fazer Florestas”, vocacionado para preservação da floresta autóctone no concelho, pode garantir a Oliveira do Hospital uma distinção, no âmbito dos Prémios “Municípios do Ano 2018”. Os resultados são hoje divulgados, em Guimarães.

Para a autarquia oliveirense, a educação ambiental é uma aposta firme. Aliás, só no ano letivo transato, 2017/2018, a dinamização de várias atividades envolveu perto de quatro mil participantes, lê-se numa nota à imprensa, ontem publicada.

O documento especifica que as iniciativas foram desenvolvidas nas áreas do Ambiente e Energia e da Proteção Civil e Floresta, tendo como público-alvo preferencial, os alunos dos estabelecimentos escolares públicos e privados do concelho, do pré-escolar ao ensino superior. “Com um plano de atividades concertado entre os pelouros do Ambiente, da Educação, e da Floresta e Desenvolvimento Rural, é objetivo da autarquia sensibilizar o público, particularmente os mais novos, para a adoção de comportamentos sustentáveis que promovam uma cidadania ativa e responsável para a preservação do ambiente e da floresta”, refere a nota.

Oito diferentes atividades
Ao longo do ano letivo, os técnicos desenvolveram um total de oito diferentes grandes atividades, a maioria em período escolar. Duas iniciativas – “Férias Criativas da Páscoa” e “Férias Ativas” promovidas pelas Bibliotecas Públicas Municipais – ocorreram durante as férias escolares.
No total, as oito atividades contaram com 3.946 participantes, dos quais 72% foram crianças/alunos que avaliaram positivamente todas as atividades desenvolvidas, idealizadas pelo grupo técnico e outras integradas em iniciativas anuais de âmbito nacional.

Pode consultar a notícia completa na edição impressa desta sexta-feira, 16 de novembro, do Diário As Beiras

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.