Chuva persistente na região de Coimbra forma lençóis de água na estrada e já há acidentes

Posted by

Chuva forte durante a manhã, que tem vindo a agravar-se, é o retrato da meteorologia em Coimbra e no restante distrito neste domingo. Todavia são dois distritos da da Beira Interior – Guarda e Castelo Branco – bem como de Setúbal, Santarém, Lisboa, e Portalegre, que vão estar hoje sob aviso laranja,  por se preverem períodos de chuva por vezes forte e persistente, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A chuva persistente e por vezes forte levou o IPMA a colocar os restantes distritos sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, praticamente durante todo o dia. Em Coimbra, registou-se cerca das 10H45 um acidente na rotunda junto ao parque de campismo, na Estrada da Beira, que mobilizou meios de socorro, mas ainda não há dados sobre a ocorrência. Em vários pontos da cidade e nas estradas de acesso registam-se vários lençóis de água, mas não há sinais de inundações.

Ao aviso laranja corresponde a uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, segundo a classificação do IPMA, que aconselha a população, para nestes casos, a “manter-se ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Entretanto, a ANPC alertou para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundações devido ao agravamento das condições meteorológicas.

Quanto às barragens, a Autoridade acrescenta que está a acompanhar a bacia hidrográfica do Mondego, bem como as restantes do país. do Cavado, Douro, Vouga, Mondego, Tejo e Ribeiras do Oeste devido à chuva.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.