União de freguesias quer inovação no Orçamento Participativo

Spread the love

DB / CARLOS JORGE MONTEIRO

O presidente da União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso, gostaria de ver propostas mais inovadoras a concurso na próxima edição do Orçamento Participativo. “Tudo o que seja de inovação é bom”, refere, mas não deixa de valorizar as propostas que têm sido apresentadas até agora.

A 5.ª edição foi ontem apresentada na sede da união de freguesias, em Bencanta, e o presidente referiu ainda que propostas de índole cultural seriam benvindas.

O presidente confessa que chegaram a pensar não fazer o concurso este ano, mas fazer em 2019 com o dobro da quantia a concurso, mas agora que o Orçamento Participativo 2018 foi avante, “ainda bem que o fizeram”, diz, porque “há situações de alguma preocupação”.

Saudou ainda a existência desta iniciativa, que foi aprovada em Assembleia de Freguesia por unanimidade: “É sempre de bom tom que este orçamento exista para que os moradores e coletividades possam apresentar as suas ideias e possam participar na gestão da freguesia”. Para ele, promove um intercâmbio de ideias entre o executivo, a assembleia e a própria população.

A quantia a concurso mantém-se em 10 mil euros, mas não é necessário apresentar candidaturas para totalidade do valor, sendo que pode ser eleita mais do que uma proposta. Os projetos propostos devem ainda ter alguma documentação e o orçamento deve estar discriminado.

As candidaturas ao Orçamento Participativo estão aqui abertas até 31 de outubro e podem ser entregues pela internet ou presencialmente junto da união de freguesias. No final, haverá uma semana para avaliação das propostas por parte do executivo, que serão de seguida apresentadas publicamente e então sujeitas a votação pública, aberta a todos os fregueses (que são aqui eleitores), fase que decorrerá em novembro.

Na edição anterior, o Orçamento Participativo, nesta união de freguesias, recebeu centenas de candidaturas, de acordo com o presidente.

O regulamento está disponível aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.