Torre danificada deixa Rádio Universidade de Coimbra sem emissão

Posted by

A torre emissora da Rádio Universidade de Coimbra, de 66 metros, ficou “completamente danificada” com a tempestade Leslie, informou hoje a direção daquela rádio, que estima um prejuízo de perto de 30 mil euros.

Quem sintonizasse nos 107.9 FM da Rádio Universidade de Coimbra (RUC) a partir das 23:00 da noite de sábado, apenas ouviria estática, devido à tempestade Leslie, que afetou a região Centro, com especial incidência no distrito de Coimbra.

A torre emissora da RUC, com uma altura de 66 metros e situada no Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, “caiu e está completamente danificada. É irrecuperável”, afirmou à agência Lusa o presidente da rádio, João Aveiro.

Segundo o responsável, também se registaram alguns danos no contentor que faz parte do emissor, mas os prejuízos estarão centrados na reposição da torre.

“Ainda não temos orçamentos oficiais, mas tudo indica para um valor perto dos 30 mil euros. Para além de repor a torre, há custos associados à limpeza e ao licenciamento de novo equipamento”, acrescentou João Aveiro.

De momento, a RUC, uma rádio com 32 anos maioritariamente composta e gerida por estudantes universitários de forma voluntária, está a analisar a possibilidade de colocar uma torre temporária para regressar à emissão FM.

“Na melhor das hipóteses, teremos uma torre temporária a funcionar ainda esta semana. Na pior das hipóteses, teremos de esperar por licenciamento e financiamento para repor a torre permanente, o que pode demorar meses”, sublinhou o presidente da rádio.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.