Sabores de Outono reforça aposta da Lousã no turismo

Uma aposta da Câmara Municipal da Lousã na valorização da oferta turística do concelho é o que representa o Festival Gastronómico Sabores de Outono, que decorre de 19 a 28 de outubro.
Na apresentação do evento que decorreu  no Hotel Palácio da Lousã, Luís Antunes, presidente do município, sublinhou que os eventos gastronómicos têm contribuído para “reforçar a atratividade” deste município do interior do distrito de Coimbra.
A castanha e o mel, mas também o Licor Beirão vão marcar presença nas mesas dos 18 restaurantes aderentes, número que tem vindo a crescer nos últimos anos e que, nesta edição, é o mais alto.
Luís Antunes explica que estes festivais estão integrados “numa estratégia global” do executivo na área do turismo, e que “têm correspondido às expectativas” da autarquia, restaurantes e público em geral, também com vista a “reforçar a qualidade de vida” da população, acrescentou. Este evento e outras iniciativas gastronómicas locais, como a Feira do Mel e da Castanha (com próxima edição a 16, 17 e 18 de novembro), “têm vindo a colocar o mel com denominação de origem protegida (DOP) Serra da Lousã em lugar de destaque”, salientou a diretora executiva da Cooperativa Lousãmel, Ana Paula Sançana.
“O mel é um produto que tem essa sazonalidade”, cujo consumo está “muito associado ao frio”, afirmou. Também intervieram o empresário José Redondo e Cristina Santos, dirigente da Associação Empresarial da Serra da Lousã (AESL).
O Festival Gastronómico Sabores de Outono é organizado pelo município, com a AESL, Aldeias do Xisto, Lousãmel, Turismo Centro de Portugal e várias empresas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.