Opinião: A vinda do Messias

Posted by
Spread the love

A democracia tem destas coisas… Como é que é possível que o Brasil depois de se ter livre da ditadura militar, instaurada em 1964 e que durou mais de vinte anos, terminada em 1985, esteja a eleger um presidente sem valores democráticos e cujas ideias rasam a homofobia, o racismo, etc?

Entre corrupção e fascismo, tendo a preferir a democracia com os seus partidos e a justiça, ainda que este possa ser um caminho mais lento. Fui pesquisar algumas intervenções de Jair Messias Bolsonaro, nome profético por sinal, e cito-lhe algumas afirmações públicas, apenas as mais recentes: “não empregaria homens e mulheres com o mesmo salário, mas tem muita mulher que é competente; ou “seria incapaz de amar um filho homossexual.

Prefiro que um filho meu morra num acidente do que aparecer aí com um bigodudo”; ou “o erro da ditadura foi torturar e não matar”; ou ainda “no período da ditadura, deviam ter fuzilado uns 30 mil corrutos, a começar pelo presidente Fernando Henrique, o que seria um grande ganho para a Nação”.

Nas redes sociais, que utiliza e privilegia como meio de passar as suas mensagens, tem deleitado seguidores ( 4,3 milhões no Facebook, 450 mil no Twiter e 466 mil no Instagram) repetindo que o Brasil herdou a “indolência” dos indígenas e a “malandragem” dos africanos. Quais as razões porque vingam destes candidatos? Por que é que os sistemas políticos estão falidos, obsoletos ou incapazes de representar o povo? É que a democracia tem destas coisas…(?).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.