Figueira da Foz: Maior rajada de vento em Portugal destruiu casas, carros e caravanas

Spread the love

DR

A delegação da Caixa Geral da Figueira da Foz, em Buarcos, sofreu forte destruição à passagem dos ventos ciclónicos da tempestade Leslie. Foi uma das estruturas mais afetadas pelo mau tempo na Figueira da Foz, juntamente com o parque de campismo do Orbitur, em São Pedro, na Gala, que, aliás, representa a imagem mais impressionante de destruição na cidade.

Cerca de 80 caravanas foram estilhaçadas pelo vento, arrastadas ou levantadas do chão, a uma altura de 10 metros, caindo umas sobre as outras. Para além das 120 pessoas que foram anteriormente evacuadas deste espaço, o comandante dos bombeiros municipais da Figueira da Foz, Nuno Osório, disse que a passagem da tempestade provocou cinco desalojados no concelho, não havendo mortos ou feridos a assinalar.

Janelas de prédios da marginal, mesmo com as persianas corridas, ficaram com os vidros partidos, enquanto os estores eram levadas pelas rajadas. As escolas foram atingidas em parte considerável, o que levou o executivo municipal, em parceria com os agrupamentos escolares a decidirem por cancelar hoje as aulas.

 

“Não há feridos a assinalar”, disse o comandante dos bombeiros, com base na informação de que não há registo de pessoas transportadas para o hospital. O responsável pela proteção civil municipal explicou que os desalojados pertencem todos à mesma família (dois adultos e três crianças) e foram acolhidos pela Cruz Vermelha. O mau tempo varreu quase todo o concelho, desde as freguesias de Buarcos, São Julião e Tavarede), freguesias adjacentes (São Pedro e Vila Verde).

Rajada de vento mais forte de sempre no país
Numa nota publicada, o IPMA adiantou que a estação de Figueira da Foz/Vila Verde registou às 22H40 de sábado uma rajada de cerca de 176 quilómetros por hora, valor atribuído a um fenómeno designado por “sting jet”.
É o valor “mais elevado registado em estações da rede meteorológica nacional”, sendo o máximo anterior de 169 quilómetros por hora, a 17 de outubro de 2015.

Pode consultar a reportagem completa e ver algumas fotos da passagem do Leslie pela Figueira da Foz na edição impressa desta segunda-feira, 15 de outubro, do Diário As Beiras

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.