Federação Portuguesa de Judo celebrou 59.º aniversário com gala em Coimbra

Posted by

DR-FPJ

A Federação Portuguesa de Judo (FPJ) organizou, no passado sábado, uma Gala dedicada à celebração dos seus 59 anos. Para assinalar a data, 120 pessoas marcaram presença no evento que teve lugar no Hotel D. Luís, em Coimbra. O dia de sábado contou ainda com uma conferência que decorreu durante a tarde, também na unidade hoteleira conimbricense, centrada no judo adaptado e nas particularidades do ensino do judo a pessoas com deficiência. A sessão contou com 60 pessoas.

No domingo celebrou-se o Dia Mundial do Judo e, também, o 59.º aniversário da FPJ. O dia 28 de outubro marca o nascimento do japonês Jigoro Kano, criador do judo. A “festa” de federação lusa foi antecipada para sábado. Os presentes transmitiram opiniões positivas ao presidente da FPJ. “Toda a gente deu os parabéns e recebemos várias mensagens de incentivo”, destacou o responsável.

Durante a cerimónia foram prestadas várias homenagens, como revelou o dirigente. “Tivemos mais uma Gala da FPJ, num momento em que houve o reconhecimento dos atletas, treinadores, clubes e entidades. Homenageámos um número significativo de pessoas, o que prova que o judo está bem”, ressalvou.

Tóquio 2020 e Paris 2024
Na mente de Jorge Fernandes estão as próximas duas edições dos Jogos Olímpicos. “Queremos ter entre 10 a 12 atletas em Tóquio. O máximo que conseguimos foram seis, sabemos que é difícil, mas temos uma grande equipa”.

A pensar nas Olímpiadas de 2024 decorre, em dezembro, na Foz do Arouce, um estágio destinado a juvenis (13, 14 e 15 anos). “São eles que vão estar, em 2024, a lutar pelo apuramento. Vamos fazer algo inédito, tendo pessoas com formação a fazer a avaliação desses jovens, de maneira a criar referências sobre eles”.

O judo adaptado é outra das apostas, “teremos mais estágios e ações de formação. Inclusive, entre 16 e 18 de novembro, pela primeira vez, decorre em Portugal,na cidade de Odivelas, um Campeonato do Mundo de judo adaptado”.

Pode consultar a notícia, bem como a lista de premiados/homenageados na Gala, na edição impressa desta segunda-feira, 29 de outubro do Diário As Beiras 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.