“Alvaiázere – Capital do Chícharo” abriu nesta manhã de sexta-feira, para durar até domingo

Posted by

FOTO DB/PEDRO RAMOS

O facto de, pela primeira vez, o evento “Alvaiázere, Capital do Chícharo” se realizar em inícios de outubro, em simultâneo com a FAFIPA ( Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e de Artesanato) é motivo de destaque da presidente da autarquia, Célia Marques, em entrevista ao DIÁRIO AS BEIRAS. Os dois certames já se realizaram em separado, mas ultimamente foi decidido, a nível autárquico, juntá-los, só que, até ao ano passado, em junho.

A verdade é que a melhor época de consumo da tradicional leguminosa do concelho – produto âncora da gastronomia local – é em outubro, motivo pelo qual se fixou a data, este ano, entre 5 e 7 do corrente mês.

“É a altura mais propícia, dizem os produtores e os cozinheiros deste produto, que acompanha com carne ou peixe, mas que também, em consequência da criatividade destas gentes, através de produtos inovadores, o último dos quais é a Cerveja de Chícharo”, refere a autarca. Um total de quinze restaurantes do concelho e tasquinhas no local servem ementas de inspiração “Chichareira”.

Com a concentração de oferta nestes dias, “Alvaiázere tem uma enorme oferta e diversidade de atividades nos três dias”. São visitas ao património, passeios de charrete, um encontro de colecionadores (retomado após dois anos de interregno), passeio de bicicletas antigas, passeio de automóveis clássicos e desfile de tratores pela avenida principal (com cerca de uma centena de veículos). Isto só para enumerar uma parte da oferta, porque Célia Marques sublinha ainda a realização do torneio de futebol de vários escalões, durante os dois dias do fim de semana, com a presença de 40 equipas; o II Trail do Chícharo, que põe centenas a correr; e a “Corrida de Touros, um espetáculo que recuperámos e que move multidões de toda a região”.

Quanto a espetáculos, a presidente da câmara explica que “é inovador haver dois palcos no recinto, para diferentes atuações, embora não estejam previstas atuações em simultâneo”.

Os cabeças de cartaz são, hoje, sexta-feira, o cantor Agir; amanhã, a banda Amor Electro; e no domingo, o cantor Toy. Todos os concertos são às 22H30. Nos três dias haverá concertos prévios, respetivamente, de Whales, Le Crazy Coconuts e Festival Internacional de Acordeão.

Refira-se que, a tarde de domingo terá transmissão via TVI, com o programa “Somos Portugal”.

No âmbito da feira empresarial FAFIPA, estão presentes 55 empresas, marcas e instituições, bem como 65 produtores da região das Terras de Sicó, a par de 46 artesãos instalados no recinto.

Toda a informação no “especial sobre o tema” da edição impressa de 4 de outubro do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.