Opinião: “Uma terra sem amos!”

Posted by

Quando na próxima sexta-feira, às 18 horas, forem abertas as portas da Quinta da Atalaia dar-se-á início a uma nova edição da Festa do «Avante!». Esta será a 42º edição que decorrerá até domingo, 9 de Setembro, na Amora, Seixal. Para trás, estão várias semanas de implantação, graças ao trabalho voluntário de várias centenas de militantes comunistas e de amigos diversos que a ergueram.
A Festa apresenta um amplo e vasto programa cultural de música e espectáculos, de teatro, cinema, exposições, artes plásticas, ciência, livro, desporto. O Programa percorre mais de 10 palcos e espaços de animação existentes. Muita música. No CineAvante! há uma forte presença do cinema Português. Haverá a Exposição dos Bonecos de Santo Aleixo, maravilhosa criação do imaginário popular alentejano. Mais de trinta modalidades desportivas, da alta competição a modalidades desportivas e recreativas de raiz profundamente popular, praticadas por milhares de atletas que contribuem para fazer do Desporto na Atalaia um imenso e dinâmico convívio desportivo. O Espaço das Artes no Pavilhão Central vai receber três exposições: medalhística, pintura e escultura.
«O Homem e a Natureza – Cooperação e conflito!» é o tema do Espaço Ciência, com uma exposição central sobre a dinâmica dos ecossistemas, a ocupação e ordenamento do território, a perspetiva política e das ciências sociais sobre estas temáticas. E há a Festa do Livro. O Espaço Central, no ano do II Centenário de Karl Marx, contará com uma exposição sobre a natureza exploradora do Capitalismo e a necessidade da sua superação revolucionária pelo Socialismo. Aí realizar-se-ão numerosos debates, em torno de temas da actualidade nacional, das propostas e projecto do PCP.
O espaço Coimbra será dedicado à floresta e aos incêndios florestais, alertando para as consequências dos grandes incêndios de 2017 no distrito, divulgando as iniciativas e as propostas do Partido.
O pavilhão de Coimbra contará ainda com uma exposição sobre actividade e luta do PCP no Distrito. Aí, os visitantes poderão participar em dois momentos de debate: um de solidariedade com a luta do Povo da Colômbia e um debate sobre os “Incêndios Florestais de 2017, causas, consequências e políticas alternativas”.
O espaço de Coimbra contará com dois bares, um restaurante, onde está presente a gastronomia regional, e um espaço de venda de produtos regionais.
Por todo o amplo espaço, milhares de militantes e amigos fazem desta Festa uma Festa especial. O melhor de Portugal estará ali. A música, o teatro, as artes, a gastronomia, a cultura do nosso povo. Um modo de estar em liberdade. A Festa é a cidade da fraternidade. A Festa é o lugar de encontros e de sonhos. A Festa do «Avante!» é a manifestação de um Partido de homens, mulheres, jovens e menos jovens, que acreditam e lutam por um futuro sem exploração. Lá, na Festa do «Avante!», a terra tem cheiro. Cheira a terra sofrida, a trabalho e a sonho. Cheira a liberdade. Cheira a uma terra sem amos!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.