Opinião: Sem dar por ela…

Posted by

“Quando for para o Rio de Janeiro de ónibus, leve pouca bagagem e a carregue consigo, pois olha só o que está acontecendo por lá” – um vídeo com esta legenda, gravado por telemóvel, mostrando um autocarro em movimento a ser atacado por vários homens que roubavam as malas dos passageiros, apareceu ao mundo num Brasil em campanha eleitoral e foi partilhado por milhares de cibernautas, denunciando a insegurança e o caos instalado.

Em 2014, um que vídeo mostrava um rapaz sírio a salvar uma rapariga durante um tiroteio foi também milhares de vezes partilhado online, gerando indignação e muita discussão sobre a situação das crianças em zonas de conflito.

Em junho, fotos perturbadoras tornaram-se virais com a hashtag #WhereAreTheChildren como condenação da recente repressão de Donald Trump aos imigrantes, mostrando centenas de crianças separadas dos seus pais, detidas na fronteira dos EUA com o México e envoltas com lençóis como cobertores numa gaiola.

Afinal, exemplos do que infelizmente existe: insegurança e violência, mas também… erro, imprecisão e mentira propositados, com estratégia, calendário e objetivos muito bem definidos.

No primeiro caso, as imagens tinham sido captadas em Grenoble (França), durante as comemorações do Mundial 2018; no segundo, o vídeo foi gravado em Malta, por um grupo de cineastas noruegueses, com atores profissionais, num cenário que já foi usado em filmes como “Troia” e “Gladiador”; e no terceiro, as fotos foram tiradas durante a administração… Obama! Voltarei ao tema!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.