Opinião: Recuperar o Hospital do Lorvão

Posted by
Spread the love

Um grupo de cidadãos, incluindo vários ex-funcionários do Hospital Psiquiátrico do Lorvão, lançou uma campanha pela reconversão das antigas instalações deste hospital em Unidade de Cuidados Continuados.

Argumentam os peticionários que há uma carência enorme deste tipo de serviço. As necessidades de apoio a pessoas dependentes, em qualquer idade, e o crescente envelhecimento da população exigem respostas adequadas que são hoje absolutamente insuficientes.

Em torno deste objectivo, informam os promotores da iniciativa, decorreu uma reunião com cerca de 70 participantes. Nessa reunião, a população ali reunida, maioritariamente oriunda da freguesia de Lorvão, mas também de outras freguesias dos concelhos de Penacova e de Coimbra, decidiu promover uma petição pública. Foram recolhidas 7.165 assinaturas entregues na Assembleia da República, no passado dia 11 de julho, aguardando agora a sua discussão na Comissão Parlamentar de Saúde e no Plenário.

Argumentam os peticionários que: o Hospital de Lorvão beneficiou de obras um ano antes de encerrar, podendo ser facilmente reabilitadas as suas instalações, enquanto que devolutas se degradam mais rapidamente; o Hospital tem espaço para acolher serviços de Cuidados Continuados, de Cuidados Paliativos, das doenças Raras e Raríssimas, de Reabilitação e ateliers de Terapia Ocupacional; as instalações do Hospital estão afectas ao CHUC, que se debate com dificuldades em libertar camas para situações mais agudas; o CHUC, apesar de ser a maior unidade de saúde da Região Centro e uma das maiores do país, não dispõe da valência de Cuidados Continuados, nem de Cuidados Paliativos. Acrescente-se que é muito mais económico para o país e para o Serviço Nacional de Saúde, o internamento em Unidades de Cuidados Continuados do que nos Hospitais Centrais. Por último, sendo que o Serviço de Cuidados Continuados, qualquer que seja a valência, em internamento de média ou longa duração, apoio domiciliário, cuidados paliativos ou unidade de convalescença, resulta sempre de uma decisão médica em função da necessidade e não de uma opção particular dos utentes, pelo que terá que ser assegurado pelo Serviço Nacional de Saúde.

O Relatório da Primavera de 2018 do Observatório Português dos Sistemas de Saúde apresenta análises de pormenor sobre a problemática dos cuidados continuados, salientando a premência do aumento da sua resposta.

Transformar o antigo Hospital Psiquiátrico do Lorvão numa Unidade de Cuidados Continuados Integrados, com integração funcional no CHUC, servirá a população da região e os seus interesses, dando ainda uso e preservando um património de enorme valor histórico e cultural.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.