Opinião: Obviamente demita-se, Dr. Machado

Posted by

Está definitivamente provado que a promessa do aeroporto em Cernache-Antanhol foi uma mentira deliberada e consciente. TUDO aquilo que afirmaram os Drs. Manuel Machado (MM), Carlos Cidade e o Partido Socialista (PS) era mentira. Eles sabiam que era mentira!

O Dr. MM afirmou mesmo que “palavra dada é palavra honrada” e que iria completar o aeroporto, até 2021, em Antanhol-Cernache (está gravado)! Afinal o Dr. MM desconhece o que é honrar a sua própria palavra. É óbvio que não tem condições para continuar como Presidente da Câmara!

O escândalo é maior porque os tais estudos antigos, finalmente libertados sob pressão, já afirmavam o contrário daquilo que o PS prometeu. Desde 1992 que o Dr. MM sabia ser impossível transformar o aeródromo Bissaya Barreto num aeroporto comercial!

O estudo do Eng. Mário Magalhães Maia, aprovado na CMC em 2/11/92, pela deliberação 1504/92, afirma que só seria possível expandir a pista até ao máximo de 1225 metros, mesmo assim exigindo o avanço do talude Sul em 25 metros, com aterro complexo em terra armada. Além disso, já chamava a atenção para a necessidade de proibir novas construções nos povoamentos de Albergaria, Valongo e Picoto!

O estudo da Proplano, de 2005, constata que as cotas das cabeceiras da pista são tais que um eventual prolongamento útil da pista para além dos actuais limites da vedação do aeródromo é antieconómico pelas limitações da orografia e meteorologia, implicando custos de construção muito elevados.

Ora, o PS escreveu no seu programa autárquico de 2017 que “O aumento da pista do aeródromo Bissaya Barreto até aos 1500 metros (com o respetivo alargamento) não tem custos relevantes. Implicará custos globais – incluindo instalações e depósitos de combustível – na ordem dos 10-12 milhões de euros. Recorrendo a fundos europeus, isto representa para a CMC um custo entre 1,5 e 2 milhões euros.”

Terá o PS a humildade de pedir desculpa aos eleitores que enganou?

Mais ainda, quando há tantas instituições a atravessar grandes dificuldades, o PS desbaratou 50000 euros do orçamento da Câmara para encomendar novos estudos que, afinal, não eram precisos para nada e chegaram às mesmas conclusões!

Nós próprios, que defendemos e lutamos por um aeroporto para a Região Centro, já tínhamos proposto na Câmara, a custo zero, que o mesmo se localizasse entre Condeixa e Pombal. Era tão evidente!

Sem obra feita para apresentar, no desespero das eleições, o PS de Coimbra mentiu sem pudor e sem ética, apenas pela ganância do poder! É o mesmo PS que, por subserviência ao Governo de Lisboa, desistiu do Túnel de Celas, da continuação da A13 e da requalificação da Baixa, só retirou metade da areia assoreada no Mondego, deixou Coimbra cair para 19º concelho a nível nacional, etc., etc.

Para que Coimbra se desenvolva, é tempo dos seus munícipes elegerem pessoas honestas, com carreiras profissionais de qualidade, que promovam projetos estruturantes e exequíveis, integrados numa visão estratégica de crescimento e desenvolvimento sustentado.

6 Comments

  1. Henrique Costa says:

    Não é o PS que tem de pedir desculpa aos eleitores, são os eleitores do PS que têm de pedir desculpa à cidade por terem eleito pela 5ª vez este senhor!

  2. Poortugues says:

    "Nós próprios, que defendemos e lutamos por um aeroporto para a Região Centro, já tínhamos proposto na Câmara, a custo zero, que o mesmo se localizasse entre Condeixa e Pombal. Era tão evidente!" – assim como também já tinham defendido Monte Real… É para o lado que estiver o vento?

    • Somos Coimbra says:

      Caro, onde nos viu, ouviu, ou leu a defender o aeroporto de Monte Real? Cumprimentos cordiais, 'Somos Coimbra'

      • Poortugues says:

        «O candidato do movimento “Somos Coimbra” à Câmara local, José Manuel Silva, defendeu, hoje, a abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil e a aposta na expansão do aeródromo de Cernache.

        Intitulado “Aeroporto de Monte Real – ameaças e oportunidades”, o encontro foi o segundo organizado pelo movimento para debater temas relevantes para a cidade de Coimbra.» – Campeão das Províncias, Maio de 2017.
        Da última vez que vi o mapa, Monte Real e Cernache não são entre Condeixa e Pombal.

    • Localização do aeroporto na zona de Soure, distrito de Coimbra, JÁ!!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.