Opinião – A geopolítica da semana

Posted by
Spread the love

23 Set DOMINGO LONDRES No Reino Unido, a situação de Theresa May parece cada vez mais complicada e o cenário de antecipação das eleições gerais pode-se concretizar. O executivo da primeira-ministra britânica, Theresa May, começou a avaliar os planos de contingência para um eventual bloqueio total nas negociações do ‘Brexit’, por parte dos lideres europeus. E segundo o Sunday Times, após o falhanço do seu plano, os assessores da primeira ministra estudam a hipótese de eleições antecipadas.

24 Set SEGUNDA LUANDA O filho do antigo presidente de Angola, Filomeno dos Santos foi alvo de uma medida de prisão preventiva. A detenção de ex-dirigente máximo da gestão do fundo soberano de Angola surge na sequência das acusações de associação criminosa, falsificação, tráfico de influências, burla, peculato e branqueamento de capitais formuladas pelo Ministério Público. A presidência de João Lourenço está confiante e confortável nas mudanças e decisões politicas que vem tomando.

25 Set TERÇA NOVA YORK Donald Trump discursou na sessão de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, começando por fazer largos elogios à sua Administração. A critica mais feroz foi para o Irão. o Presidente dos EUA disse ter lançado uma campanha de “pressão económica” para retirar ao Irão os recursos de que necessita para prosseguir a sua “agenda sangrenta” na Síria e no Iémen. Reiterou a suas políticas nacionalistas, rejeitando claramente o multilateralismo. Após mais o discurso a volatilidade dos preços do crude é total e peritos apostam no regresso aos cem dólares o barril, já em 2019.

26 Set QUARTA BRUXELAS Merkel presidente da Comissão Europeia? A ideia corre por Bruxelas há algum tempo e à medida que os candidatos à presidência da Comissão vão sendo conhecidos, mais se torna plausível que a chanceler venha a ser a próxima Spitzenkandidat. Merkel enfrenta grande oposição interna, mas continua a ser uma figura respeitada e mais consensual a nível europeu, o que poderia permitir votos do PPE mas também dos socialistas, referindo apenas os maiores grupos, no hemiciclo europeu.

27 Set QUINTA Buenos Aires O FMI a aumenta ajuda à Argentina para total de 57 mil milhões de dólares. A instituição liderada por Christine Lagarde acedeu às pretensões da Argentina. O Estado sul-americano, presidido por Macri, garantiu este financiamento por parte do FMI, depois de ter sido abalado por uma crise monetária de grandes proporções. A diretora do FMI, afirmou que “A Argentina desenvolveu um forte plano econômico que visa reforçar a confiança e estabilizar a economia”.

28 Set SEXTA PEQUIM A Zâmbia corre o risco de perder a sua soberania devido à enorme dívida externa que tem com a China. O país poderá ser obrigado a entregar a Pequim a propriedade das suas infraestruturas de transporte e energia, assim como algumas indústrias de extração, inclusive de diamantes. Segundo um analista do jornal russo Vzglyad, “na prática os chineses compraram todo o país, impondo dívidas insuportáveis. Agora, estão prontos para receber o lucro e propriedade”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.