Mais empresas criadas, mas mais encerramentos em 2018 no distrito de Coimbra

Nos primeiros oitos meses de 2018, foram criadas, no distrito de Coimbra, 815 empresas, mais 45 do que no ano passado. Os dados são divulgados pelo Barómetro Informa D&B, que aponta, neste parâmetro, para o crescimento de 5,8 por cento em Coimbra, abaixo da média nacional que se fixa nos 10 por cento, quando comparado com período homólogo.
Também nas insolvências, os indicadores são animadores, registando-se um decréscimo de 16,9 por cento. No período acumulado entre janeiro e agosto 49 empresas declararam falência, quando no ano passado este número subia para as 59.
No distrito, a má notícia chega quando se analisam os encerramentos. Aí, os dados apontam para um aumento do número de empresas a fechar portas na ordem dos 34,7 por cento. Ao todo foram 353 empresas a encerrar a atividade, enquanto, em 2017, este indicador fixava-se nas 262.
Já os números nacionais indicam que já nasceram 30 620 empresas e outras organizações em 2018, mais 10% do que no mesmo período do ano passado, e, segundo a Informa D&B, este ano poderá ser batido o recorde do maior número de empresas constituídas.
De acordo com a publicação, o crescimento da constituição de empresas está a ser impulsionado essencialmente pelas atividades relacionadas com o turismo, sendo que o panorama nas novas insolvências de empresas mantém-se semelhante ao registado nos últimos anos, onde se mantém a descida que iniciou em 2013.

Notícia completa na edição impressa de hoje

One Comment

  1. Henrique Costa says:

    Engraçado, há uns dias, uma pessoa do PS, escrevia neste jornal um artigo de opinião a gabar o bom desempenho que Coimbra estava a ter na descida do desemprego. Não referia rigorosamente sobre a criação de emprego para concluir se de facto há mais emprego em Coimbra ou as pessoas já perderam a esperança e foram para outras cidades e países… Com estes novos números parece mais a segunda…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.