Lousã recebe Centro de Competências da Floresta

Posted by

A constituição de um “cluster florestal da Região Centro” – que seja o polo de articulação entre os diversos centros de desenvolvimento de tecnologias e práticas na defesa da floresta – foi ontem anunciado pelo Governo.
A liderar essa rede de conhecimento vai estar o Centro de Competências da Floresta, onde se vai concentrar a investigação e divulgação de boas práticas. É a Lousã que receberá este organismo, instalado em “estruturas físicas, de recursos humanos e tecnológicas já existentes”, lê-se na resolução do Conselho de Ministros publicada ontem em Diário da República.
Contactado o presidente da autarquia, Luís Antunes disse que “já tinhamos definido esse objetivo, que foi sendo desenvolvido em contactos com os ministérios e organismos do Estado, de acordo com a integração no Programa Nacional para a Coesão Territorial”.
De acordo com o autarca, “vão ser estabelecidas mais parcerias com instituições do ensino superior, tal como já existe com a ADAI, de forma a rentabilizar os recursos, espaços e serviços existentes da fileira florestal”. São ainda exemplo disso a Escola Nacional dos Bombeiros e o Centro de Operações e Técnicas Florestais (COTF), tal como o aeródromo existente.
A nova estrutura “permitirá capacitar e credenciar recursos humanos das empresas que desenvolvem a sua atividade no setor florestal, dos agentes da proteção civil e, em particular, daqueles ligados à proteção florestal e ao combate aos incêndios florestais”, refere a resolução ministerial.

 

Toda a informação na edição impressa de hoje, 7 de setembro, do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.