Fraca produção fez crescer o preço do mel em dois euros por quilo

Posted by

Menos produtores de mel na feira e menor quantidade produto é o registo que fica da Feira do Mel do Espinhal, que ontem decorreu nas ruas da aldeia, concelho de Penela.
Helena Rodrigues, coordenadora da Cooperativa Social e Agro-Florestal de Vila Nova do Ceira, Góis, presente no certame, explicou que “houve uma quebra enorme de produção, por causa dos incêndios do ano passado e da dificuldade de floração, devido ao clima instável da primavera e início do verão”.
Assim, o preço do quilo de mel na feira subiu dos oito euros do ano passado, para os dez euros que estiveram ontem a ser praticados pelos vendedores, de acordo com uma tabela estabelecida pela organização do certame.
Representando 110 associados, esta cooperativa presta serviços de extração e embalamento a cerca de 50 por cento dos produtores registados.
O presidente da Junta de Freguesia do Espinhal, Luís Dias, confirmou que esta edição voltou a receber, tal como a anterior, mel não certificado, mas com qualidade garantida, justificando o facto de ser a primeira de um ciclo de feiras da região, em que os produtores ainda não tiveram tempo de executar todos os procedimentos para obtenção da chancela DOP.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.