Catarina Costa consegue histórico 5.º lugar no Mundial de Judo

A judoca da Académica, Catarina Costa, conquistou hoje, ao início da tarde, o 5.º lugar no Campeonato do Mundo de Seniores, que decorre em Baku, no Azerbaijão.

Catarina Costa entrou muito bem ao derrotar a romena Ungureanu por wazari. Na ronda seguinte seguiu-se a belga Jura, que foi batida pela conimbricense pela vantagem máxima ippon. Nos oitavos de final a oponente foi a experiente húngara Csernoviczki que conta no seu currículo com um bronze olímpico, bronze no mundial e onze medalhas em europeus onde se incluem dois títulos europeus. Catarina Costa venceu Csernoviczki por ippon, vantagem máxima. Nos quartos de final seguiu-se a forte mongol Munkhbat, campeã do mundo em 2013 e vice campeã do mundo em 2017. Num combate renhido nos primeiros minutos, a judoca da AAC viria a ceder perante a sua adversária, sendo automaticamente atirada para a repescagem.

Na repescagem, Catarina Costa venceu a espanhola Figueroa, por wazari, ficando com acesso à disputa do bronze. No derradeiro combate de disputa da medalha, a experiente argentina Paula Pareto foi a adversária da academista. A atleta sul americana é a atual campeã olímpica do Rio de Janeiro 2016 e foi bronze em Pequim 2008. Num combate tático, Pareto viria a levar a melhor sobre Catarina Costa, deixando-a num honroso 5.º lugar no Campeonato do Mundo de Seniores.

Catarina Costa partiu para o Mundial na vigésima posição do ranking. Com este resultado nesta prova pontuável para o ranking olímpico, a judoca da Académica ganha mais pontos preciosos na qualificação olímpica e cimenta assim o seu posto no topo do Judo Mundial.

A acompanhar a atleta esteve o treinador de competição da Briosa João Neto. O treinador dos estudantes foi olímpico em Atenas 2004, Pequim 2008, Campeão da Europa e bronze mundial e foi presença importantíssima em Baku.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.