Bacia do Mondego com a maior percentagem nacional de reserva de água

Posted by
Spread the love

As populações que beneficiam de captações de água da Bacia Hidrográfica do Mondego podem estar descansadas quanto ao abastecimento de água para os próximos meses, se não houver nenhuma alteração drástica nas condições meteorológicas normais nesta época do ano.
É que o conjunto de seis albufeiras da referida bacia hidrográfica contabilizam a melhor percentagem de armazenamento de água do território nacional sob monitorização.
Neste contexto, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) confirmou ao DIÁRIO AS BEIRAS que, “atendendo aos volumes atualmente armazenados nas albufeiras e nas águas subterrâneas, não se preveem quaisquer problemas na garantia dos diferentes usos existentes, nomeadamente o abastecimento público, que é prioritário”.

“Gigante” da Aguieira
A Barragem da Aguieira –que tem uma capacidade de armazenamento cinco vezes maior que o conjunto das restantes cinco barragens da Bacia do Mondego – está com 75% da sua capacidade, mas a Barragem do Caldeirão (Guarda) revela uma percentagem ainda maior (92%). Em sentido contrário, a Barragem de Fronhas (rio Alva/Arganil) só está a 37% da sua capacidade.

Notícia completa na edição impressa de hoje

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.