“Atleta estudante” está em foco até sexta na UC

Posted by

Arquivo-Luís Carregã

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) acolhe, a partir de hoje e até sexta-feira, a 15.ª Conferência da Rede Europeia da Carreira Dual Atleta Estudante (European Athlete Student-Dual Career Network -EAS).
Numa organização que está a cargo da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC), as perspetivas, os desafios ou os modelos já aplicados para o atleta estudante são alguns dos temas em debate.
O diretor da FCDEFUC e membro da Comissão Executiva da EAS, António José Figueiredo, abordou a importância da organização do congresso/conferência da associação europeia. “A Universidade de Coimbra tem feito uma alteração, que fica evidente, no seu paradigma na abordagem ao desporto universitário. Evidentemente que o estudo da carreira dual é algo que está em falta, de uma forma mais profundada”, considerou.
Há várias premissas de debate inerentes à organização do evento, como revelou o diretor da FCDEFUC. “Os objetivos passam pela tentativa de um aprofundamento do conhecimento relativamente à dupla dimensão do estudante e do atleta. Sabemos que a carreira dual está associada à alta competição. Uma carreira de alta competição tem um conjunto de exigências, do ponto de vista temporal que, muitas vezes, criam ou entram em atrito com a disponibilidade temporal para o próprio estudo e para as carreiras académicas”, destacou António José Figueiredo.

 

Notícia completa na edição impressa do dia 12 de setembro de 2019

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.