Areal urbano da Figueira da Foz poderá crescer mais 50 metros

Posted by
Spread the love

Foto: DB-Jot’Alves

Segundo o geógrafo José André, que estuda as alterações da linha de costa entre a Figueira da Foz e São Pedro de Moel, o areal urbano da cidade da Praia da Claridade pode crescer mais 50 metros. Neste momento, a distância entre a avenida marginal e o mar, na zona mais larga (Praia do Relógio), é de 750 metros, em baixa-mar, afiançou o estudioso.

“Neste momento, a praia está a crescer menos do que no início do prolongamento do molhe norte, que crescia 40 metros por ano. No ano passado, não cresceu em largura, mas aumentou em altura. Isto tem que ver com o período das ondas, que foi muito elevado. A minha previsão é que a praia vai estabilizar após a largura aumentar mais entre 30 e 50 metros”, sustentou José André ao DIÁRIO AS BEIRAS.

O investigador ressalvou, contudo, que extensão do areal urbano da Figueira da Foz, que tem registado avanços e recuos, está pendente da ondulação, nomeadamente, da altura, período e rumo das ondas. Aquelas três variáveis são determinantes para a dinâmica sedimentar.

Informação completa na edição impressa

6 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.