APFF mantém aberta possibilidade de instalar terminal de cruzeiros na Figueira da Foz

Posted by
Spread the love

Foto: DB-Jot’Alves

A Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF) mantém aberta a possibilidade de poder vir a instalar um terminal de cruzeiros junto à praça da Europa, na zona portuária, que será concessionado a privados. A infraestrutura será complementada por um edifício de apoio, com receção, forças de segurança, operadores e posto de turismo.

Joaquim Sotto Maior, comandante do porto comercial, contudo, ressalvou que a obra só avançará caso o mercado o justifique e o terminal será explorado por privados.

Aquela é uma hipótese de que se fala desde a mais recente vaga de escalas de cruzeiros de pequenas dimensões no Porto Comercial da Figueira da Foz, iniciada em 2010. Só este ano, já fizeram escala dois cruzeiros, e estão previstos mais, para 2019 e 2020.

O aprofundamento do calado da barra e do canal de navegação, cujas obras estão previstas para 2019, deverá estimular a procura. Por outro lado, permitirá a escala de navios maiores e, portanto, com mais passageiros, podendo chegar aos 600, contra os atuais cruzeiros cuja lotação máxima se situa em cerca de 100 turistas.

Joaquim Sotto Maior falava aos jornalistas a bordo do “Hebridean Sky”, que fez escala ontem na cidade, com 100 turistas a bordo, maioritariamente ingleses.

A vereadora Mafalda Azenha, que também subiu a bordo do “Hebridean Sky” para apresentar cumprimentos à tripulação, frisou que a autarquia quer que a cidade deixe de ser apenas uma escala e passe a ser, também, um destino.

Informação completa na edição impressa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.