A gastronomia “Da Bairrada ao Mondego” e das “Terras da Chanfana” está hoje na final das “7 Maravilhas à Mesa”

Posted by

São da região de Coimbra duas das 14 mesas gastronómicas que participam hoje à noite na Gala Final do concurso da RTP1, “7 Maravilhas à Mesa”.

“Da Bairrada ao Mondego” é protagonizada pela Associação de Desenvolvimento Local Ad Elo, que envolve as autarquias da Figueira da Foz, Cantanhede, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova” (n.º para votação: 760 10 70 15)

“Temos um bom nível de entendimento porque já trabalhamos juntos há muitos anos”, diz o presidente do Município da Mealhada, Rui Marqueiro, sobre os seis municípios parceiros na Ad Elo, A boa organização da candidatura “é muito resultado da boa parceria que existe, contando com os excelentes profissionais da Ad Elo”, sublinhou.

Rui Marqueiro, que é, atualmente, o presidente da direção da Ad Elo, tem altas expetativas e sublinha que a mesa “Da Bairrada ao Mondego” conta já com “uma especialidade da região, que é vencedora de uma das edições anteriores das 7 Maravilhas de Portugal, que é o Leitão à Bairrada, o que é um ótimo precedente para o sucesso da votação de domingo à noite”.

Por outro lado, mais para o interior do distrito de Coimbra, surge a candidatura conjunta dos quatro municípios (Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares) que constitui a mesa “Terras da Chanfana” (n.º para votação 760 10 70 06). Está, igualmente, em competição, hoje, na gala final do Concurso “7 Maravilhas à Mesa”, acreditando que será uma das sete ganhadoras, entre as 14 que vão sujeitar-se à votação dos portugueses”, refere Luís Antunes, presidente da Associação de Desenvolvimento Local – Dueceira. O também presidente da Câmara Municipal da Lousã sublinha ao DIÁRIO AS BEIRAS que “a expetativa é elevada, tendo em conta o património que é apresentado, desde a gastronomia, com base na chanfana, mas também o mel, o queijo, o licor e os vinhos; e ainda o património natural da Serra da Lousã e o Mosteiro de Semide”.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.